sexta-feira, 17 de junho de 2016

MODOS PLAGAIS E SUAS DOMINANTES


Todos os Modos abrangiam apenas a uma oitava cada um, e possuíam uma nota de importância Central, a Dominante, que fornecia uma espécie de centro de Gravidade em torno do qual se estruturava a Melodia, e uma nota Final onde necessariamente ela deveria se encerrar.
Os Modos PLAGAIS dos Bizantinos principiando uma Quarta abaixo de seus respectivos Modos (Ré-Mi-Fá-Sol) ou seja:- Hipodórico-Hipofrígio-Hipolídio-Hipomixolídio, etc.
A dominante é uma 5ª nota acima  (âmbito);

Hipojonico -Dó - âmbito Sol a Sol - dominante - Ré
Hipodórico-Ré - âmbito Lá a Lá - dominante - Mi
Hipofrígio-Mi - âmbito Si-Si ou La-Do - dominante - Fá
Hipolídio- Fá - âmbito Dó-Dó ou Dó-Ré - dominante - Sol
Hipomixolídio-Sol - âmbito Ré-Ré ou Dó-Mi - dominante - Lá
Hipoeólio- Lá - âmbito Mi a Mi - dominante - Si 



Nenhum comentário:

Postar um comentário