Filolau
de Crotona (sec, V a.C.) e Arquitas de Tarento (sec. IV a.C.) são os
primeiros seguidores de Pitágoras (sec. VI a.C.) a deixarem escritos os
ensinamentos do filósofo Samos a que é atribuída a construção da escala
diatônica.
Pitágoras
nada deixou escrito, Os primeiros registros sobre estas relações
matemáticas encontram-se nos fragmentos de dois filósofos
pré-socráticos, Filolau de Crotona e Arquitas de Tarento, ambas cidades
da Magna Grécia no sul da Itália, onde Pitágoras, nascido na ilha de
Samos, na Jônia, viveu a maior parte de sua vida. Platão menciona os
filósofos pitagóricos em várias partes de sua obra.
Existem
várias referências sobre uma possível viagem de Pitágoras ao Egito onde
teria absorvido as idéias referentes à importância fundamental dos
números para o entendimento do universo.
Pitágoras teria demonstrado que o ente primordial que rege a harmonia do universo era o númeO
grupamento de sons que de
forma organizada, se apresenta como o mais antigo da música grega de que se tem notícia, reconhecida pelos musicólogos, é o tetracorde. As relações matemáticas foram estabelecidas por Pitágoras.
forma organizada, se apresenta como o mais antigo da música grega de que se tem notícia, reconhecida pelos musicólogos, é o tetracorde. As relações matemáticas foram estabelecidas por Pitágoras.
A escala pentatônica composta de 5 sons, existiu em civilizações mais
antigas, sem que no entanto, tenha sido utilizada com alguma relevância
na Grécia. Na realidade as escalas pentatônicas são várias sendo a que
nos referimos a mais comumente usada.
O
rompimento da rígida estrutura da escala pitagórica, usada durante
tantos séculos, tem início no século XV com a introdução na Europa
Continental do intervalo de terça natural, com relação 5/4, utilizada
nos cantos populares da Inglaterra, que inspiravam compositores tais
como John Dunstable.
O propósito é demonstrar o primeiro encontro da música com a harmonia e uma versão ampla sobre a origem da escala diatônica.
Vê-se que é necessário tratar de conceitos de perfeição, de consonância e de harmonia.
O
temperamento mesotônico (mean Intonation, em lìngua inglêsa) procurava
adotar uma têrça natural dividido por 4 o coma pitagórico e distribuindo
esta diferênça entre os quatro intervalos de quinta que vão de dó a mi:
do-sol, sol-ré: ré-la: ´lá-mi.
As
principais mudanças de entonação da escala diatônica pitagórica
aconteceu a partir do Renascimento e são conhecidas como o temperamento
justo e o temperamento mesotônico. Este último foi longamente utilizado a
partir do fim do século XVI.
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