quarta-feira, 10 de maio de 2017

MODOS GREGOS - NOMENCLATURA


Na sua segunda edição Zarlino modifica nomenclatura de maneira que o modo de Dó se torne o primeiro. No século XVII Mersenne adotará essa nova nomenclatura incoerente.
Aos modos 5 e 6 do cantochão (final fá) a música polifônica acrescenta um Si; aos modos 7 e 8 (final Sol) ela acrescenta um Fá transformando-os, assim, em modos Maiores. Foi também no século XVI que se começa a confundir "aspectos de oitava" e modos, isto é, o âmbito e a final dos modos Plagais. Por exemplo, dir-se-á, modo (ré plagal) que é um "modo de lá", e confundir-se-á com o nono, de estrutura interna diferente. Assim também, o sexto modo poderá confundir-se com o decimo primeiro (modo maior). Como, por outro lado, a escrita polifônica nem sempre permite distinguir ummodo Autêntico de seu modo Plagal, o número de modos diferentes poderá pouco a pouco a reduzir-se, a ponto de em breve não ser mais que dois: o Maior e o menor. É assim que se dará, na mais total confusão, a passagem dos Sistema Modal ao Sistema Tona
Extraído livro: História Universal da Música (Roland de Candé

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