quarta-feira, 13 de setembro de 2017

TEORIA MODOS GREGOS


Resultado de imagem para imagem grecia antigaA Igreja Bizantina, considerada geograficamente a mais provável herdeira da antiga tradição grega, basearam teóricamente seus escritos nas versões consideradas deturpadas da teoria grega. Na música os bizantinos formularam quatro modos "principais" ré, mi, fá, sol, em ordem ascendente e quatro modos subordinados começando uma quarta abaixo de seus respecitivos modos principais, na qual deram o nome de "plagais", e que correspondiam aos modos hipos dos gregos. O erro foi que na concepção do sistema, os gregos consideravam o sistema começando em mi (dórico) na ordem descendente. Estes erros foram posteriormente aceitos pelos escritores ocidentais (Boécio-475 a 520 e Alcuino-735 a 804)
Autores subsequentes adotaram erradamente essa nomenclatura. O resultado final foi uma série de modos conhecidos como dórico, frígio, lídio e mixolídio, começando respectivamente em ré, mi, fá e sol, sendo designados como modos Autênticos, e suas respectivas versões Plagais - Hipodórico, Hipofrígio, etc.) começando uma quarta abaixo de suas respectivas versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário