
AUTÊNTICO (Ré a Ré) - seu relativo PLAGAL - (Lá a Lá)
" (Mi a Mi) - " " " - (Si a Si)
" (Fá a Fá) - " " " - (Do a Do)
" (Sol a Sol - " " " - (Ré a Ré)
Protus - (primeiro) - Autêntico (Ré a Ré) - Protus Plagal (Lá a Lá);
Déuterus - (segundo) - " (Mi a Mi) - Déuterus " (Si a Si);
Tritus - (terceiro) - " (Fá a Fá) - Tritus " (Do a Do);
Tétradus - (quarto) - " (Sol a Sol) - Tétradus " (Ré a Ré);
Entre os Modos Gregos e os Tons da Igreja existem duas (2) diferênças:
- Nos Tons da Igreja eles já são considerados Ascendentemente com o Repouso no Grave.Talvez em virtude da predominância da melodia sôbre o rítmom tenha levado os cristãos a observar com psicologia mais hábil o dinamismo dos sistemas;
- Além dessa diferênça na Tônica, outro gráu principia dominando no Tom, é o som da sustrentação (chamado Tenor) sôbre o qual se entoa a maior parte das sílabas do texto na qual o som Tenor funciona que-nem a Dominante da Harmonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário