sexta-feira, 21 de outubro de 2016

MODOS GREGOS E TONS DA IGREJA

         

AUTÊNTICO (Ré a Ré) - seu relativo PLAGAL - (Lá a Lá)
       "            (Mi a Mi)  -   "      "           "        - (Si a Si)
       "             (Fá a Fá) -   "      "           "        - (Do a Do)
       "             (Sol a Sol -  "      "           "        - (Ré a Ré)
Eram numerado aos pares de derivador e derivado:

Protus    - (primeiro) -     Autêntico  (Ré a Ré)    - Protus     Plagal (Lá a Lá);
Déuterus - (segundo) -        "           (Mi a Mi)    - Déuterus     "      (Si a Si);
Tritus      - (terceiro)  -        "           (Fá a Fá)    - Tritus           "     (Do a Do);
Tétradus - (quarto)    -        "           (Sol a Sol)  - Tétradus      "      (Ré a Ré);  

Entre os Modos Gregos e os Tons da Igreja existem duas (2) diferênças:
- Nos Tons da Igreja eles já são considerados Ascendentemente com o Repouso no Grave.Talvez em virtude da predominância da melodia sôbre o rítmom tenha levado os cristãos a observar com psicologia mais hábil o dinamismo dos sistemas;
- Além dessa diferênça na Tônica, outro gráu principia dominando no Tom, é o som da sustrentação (chamado Tenor) sôbre o qual se entoa a maior parte das sílabas do texto na qual o som Tenor funciona que-nem a Dominante da Harmonia.
   

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