Na sua segunda edição Zarlino modifica nomenclatura de maneira
que o modo de Dó se torne o primeiro. No século XVII Mersenne adotará
essa nova nomenclatura incoerente.
Aos modos 5 e 6 do cantochão
(final fá) a música polifônica acrescenta um Si; aos modos 7 e 8 (final
Sol) ela acrescenta um Fá transformando-os, assim, em modos Maiores.
Foi também no século XVI que se começa a confundir "aspectos de oitava" e
modos, isto é, o âmbito e a final dos modos Plagais. Por exemplo,
dir-se-á, modo (ré plagal) que é um "modo de lá", e confundir-se-á com o
nono, de estrutura interna diferente. Assim também, o sexto modo poderá
confundir-se com o decimo primeiro (modo maior). Como, por outro lado, a
escrita polifônica nem sempre permite distinguir ummodo Autêntico de
seu modo Plagal, o número de modos diferentes poderá pouco a pouco a
reduzir-se, a ponto de em breve não ser mais que dois: o Maior e o
menor. É assim que se dará, na mais total confusão, a passagem dos
Sistema Modal ao Sistema Tona
Extraído livro: História Universal da Música (Roland de Candé).
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