segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

MODOS GREGOS - ORIGEM



Na Grécia antiga, as diversas organizações sonoras (ou formas de organizar os sons) diferiam de região para região, consoante as tradições culturais e estéticas de cada uma delas. Assim, cada uma das regiões da antiga Grécia deu origem a um modo (organização dos sons naturais) muito próprio, e que adaptou a denominação de cada região respectiva. Desta forma, aparece-nos o modo dórico (Dória), o modo frígio (da região da Frígia), o modo lídio (da Lídia), o modo jónio (da região da Jónia) e o modo eólio (da Eólia). Também aparece um outro — que é uma mistura dos modos lídio e dórico — denominado modo mixolídio.

MODOS -

O primeiro a encadear três sons correspondentes ás estações do ano egípcio, foi Hermes Trimegisto. Mais tarde os grego colocaram mais um som formano a sucessão de 4 (quatro notas), na qual, Boécio na Idade Média  o denominou de Tetracorde de Mercúrio.
Mais tarde, este Tetracorde de Mercúrio, foi substituído, pelo povo, para o Tetracorde Diatônico. O grane filósofo Terprando, acrescentou mais 3 (três) cordas, criano a Ecala Hepcordal (7 notas. No século V a.C., foi acrescentado a 8ª nota e esta sucessão de 8 (oito) sons, dividida em 2 Tetracordes sendo chamada de Escala Octogonal, também conhecida como Lira Pitagórica.

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