Modos autênticos e plagais
No canto medieval, sobretudo na salmódia (canto dos salmos) se diferenciava entre os tons autênticos e plagais.[1]
Se uma música dórica tem o âmbito de Ré até o outro Ré, o modo é
autêntico. Mas se fosse assim que a melodia começasse em Ré e fosse em
cima dele e também uns três ou quatro tons para baixo dele, assim que o
Ré ficasse no meio, o modo continuaria dórico, mas seria classificado
mais exato como hipodórico. "Hipo" é grego e significa "em baixo",
porque a melodia vai também em baixo.[2]
Na salmodia (canto dos salmos) o tom da recitação, onde se cantam
normalmente muitas sílabas no mesmo tom, é muito importante. Os cantores
treinados na salmodia sabem logo a maneira como cantar se o maestro
exige, por exemplo, o terceiro tom. Eles recitam a maioria do texto no
tom da repetição (repercussa, tuba ou também chamado de dominante) e
finalizam no tom da tônica. Teve na época medieval os 8 tons que
coincidem com os números na imagem, e mais um nono tom misto chamado de
"tonus peregrinus". Todos os modos plagais recebiam o prefixo "hipo". Em
algumas igrejas a salmódia é praticada até hoje, por exemplo na igreja católica, embora que talvez muitos católicos nem a conhecem
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