MODOS GREGO
O estilomusical adotado
pelos Gregos, consistia na Escala começando do agudo para o grave.
MODOS GREGORIANOS

Posteriormente na Idade Média, com uma interpretação de maneira errônea, as
escalas passaram a ser do grave para o agudo.
A concepção da terminologia corrente do Sistema Modal destoa
completamente do Sistema Modal da Grécia Antiga. O principal responsável pela confusão
dos Modos foram Ambrósio, Papa Gregório e posteriormente Glareanus que modificou
os nomes dos Modos: o modo Lídio da Grécia Antiga passa a ser Jônio, o Frígio
passa a ser Dórico, etc. O Ocidente adotou, então, essa nova forma dos modos.
Outra confusão foi aplicada, também, quanto aos Modos Autênticos e Plagais. Na
Grécia Antiga, o Modo Plagal, situava-se uma Quarta acima, enquanto para
Gregório passa a situar-se uma Quinta acima do respectivo Modo Autêntico.
Os modos se dividiam em dois grupos, quatro sendo considerados autênticos e quatro deles derivados, os plagais ou falsos, que tinham a mesma final mas outra dominante e se desenvolviam dentro de uma oitava diferente. Como exemplo, o primeiro modo autêntico iniciava e terminava suas melodias na nota ré, sua dominante era o lá uma quinta acima e se desenvolvia entre ré e ré. Seu modo derivativo, o primeiro plagal, se desenvolvia na oitava de lá a lá, tinha sua final em ré e sua dominante em fá. A diferença prática mais evidente entre os modos era que a posição relativa dos semitons na escala diatônica variava, o que contribuía para dar a cada modo uma atmosfera sonora especial.
Os modos se dividiam em dois grupos, quatro sendo considerados autênticos e quatro deles derivados, os plagais ou falsos, que tinham a mesma final mas outra dominante e se desenvolviam dentro de uma oitava diferente. Como exemplo, o primeiro modo autêntico iniciava e terminava suas melodias na nota ré, sua dominante era o lá uma quinta acima e se desenvolvia entre ré e ré. Seu modo derivativo, o primeiro plagal, se desenvolvia na oitava de lá a lá, tinha sua final em ré e sua dominante em fá. A diferença prática mais evidente entre os modos era que a posição relativa dos semitons na escala diatônica variava, o que contribuía para dar a cada modo uma atmosfera sonora especial.
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