quinta-feira, 10 de novembro de 2016

GSP - CONCEITO


Três são os conceitos fundamentais que podem-se definir em relação ao GSP de Aristóxeno : Gêneros - Harmonias - Tons.
- O Tom ou tropo é análogo ao que chamamos de "Tonalidade" e define-se pelo som com base no qual se estabelece um GSP. Ele determina a altura absoluta do Sistema e permite manter a oitava modal das diferentes harmonias na textura prática das vozes.
A Harmonia é análoga ao que chamamos de "Modo"; é a escolha de uma oitava característica e de uma quinta modal na escala completa. As Harmonias são definidas por sua final - base da oitava - e por sua tônica ou fundamental - base da quinta modal -. Como sua final e a tônica são confundidas em nosso sistema atual - sob a denominação de tonica - é com o nome da final que temos o costume de designar os modos, ou antes, sua oitava característica - modo de mi...modo de ré... - 
Num mesmo tom, a estruira do GSP permanece imóvej, qualquer que seja a escolha da harmonia : a oitava e a quinta características das diferentes escalas se deslocam ao longo da escala fundamental do sistema, e a harmonia se define em relação a esse contexto fixo.
Segundo certos autores gregos, o enharmonico seria o gênero mais antigo; outros, porém, condenam-no como uma prática decadente - Aistóxeno -.
Na Lira e na Cítara, podia-se mudar o acorde ou exercer uma pressão do
plectro entre o cepo e o cavalete.
As denominações das harmonias recordam a origem do Nomos Nacionais dos quais as escalas dos gregos foram tiradas Como as mesmas denominações eram empregadas para designar os "tons", evitam-se as confusões adotando a forma Helênica para as harmonias - Doristi - e a forma moderna para os Tons - Dórico - ,
As harmonias ditas "bárbaras" -Frígias e Lídias - chegaram até nós evitentemente helenizadas.
Existe porém, uma diferênça importante entre os dois grupos - Dórico e Doristi -  pouco notável , é verdade no gênero Diatônico. As harmonias do grupo Dórico colocam, cada uma, a final de sua oitava e de sua fundamental nos graus do GSP correspondentes a son fixos. A fundamental da Doristi II e da Hypodoristi são situadas na Mese. A escala dos Doristi coincide, de resto, nos dois tetracordes centrais do GSP, com a Mese no meio.

Ref.; - texto extraído - livro História Universal da Música - Roland de Candé

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