GRANDE SISTEMA PERFEITO
,Observações sobre o Grande Sistema Perfeito.
1- Os tetracordes aão células características d quatro notas , que correspondem às quatro cordas da Lira antiga. Todos eles apresentam a mesma sucessão de intervalos. São os elementos básicos do sistema.
2 - Os sons que limitam os tetracordes, representados em notas brancas, são fixos; os outros são móveis. Na oitava central - mi a mi - característica da harmonuia nacional Dória ou Doristi, a Quarta e a Quinta são fixas. Esses dois sons - Mese e Paramese - são ainda mais importantes por formarem respectivamente a média harmônica e a média aritmética da oitava central.
3 - A denominação dos diferentes graus era provávelmente inspirada na das cordas correspondentes da Lira. Cada grau era designado por seu nome, associado ao de seu tetracorde: Trito das Dijuntas, Hípato das Médias, etc.
4 - As escalas da música grega são apresentadas do Agudo ao Grave, descendo, ao contrário de nosso hábito. Há 3 motivos para isso:

a - No Doristi e em cada um dos tetracordes do GSP, a nota que chamamos de "sensível" está acima e não abaixo da final, criando umaatração para o grave. A inclinação geral da melodia atinge, parece, de resto, descendente.
b - As cordas da Lira eram contadas do agudo ao grave. Ainda hoje, chama-se "4ª corda" de um violino ou de um violoncelo a corda mais grave.
c - O sistema de notação sugere a ordem descendente.
5 - Os tetracordes anexos das Conjuntas - synemenon - se insere no lugar das Dijuntas, mas com a disjunção no agudo. É a transposição do tetracorde das médias à quarta superior. Articulado so a Mese , ele serve para as mutações, isto é, para as mudanças de harmonias - de modos - e de tons.
Ref. - Texto extraído do livro - História Universal da Música.
Autor - Roland de Candé
Ref. - Texto extraído do livro - História Universal da Música.
Autor - Roland de Candé
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