segunda-feira, 9 de maio de 2016

ORGANUM - PARALELO


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A vox organalis, no inicio da Idade Média geralmente ficava abaixo da vox principalis e o conceito de Consonância baseou-se em 4ªs e 5ªs paralelas. Sob as exigências do Sistema de Tetracordes e a necessidade de se evitar o Trítono, outros intervalos tornaram-se aceitáveis.
Para embelezar a harmonia desenvolvida na Idade Média uma outra voz era adicionada, que era a segunda voz acompanhante da vox principalis, na qual, iniciava e terminavam junto à tônica da escala.
Conforme a melodia vai progredindo, as notas vão se separando até alcançar intervalos de Quarta e Quinta, aonde seguem com o canto nestes intervalos de forma Paralela. Conforme as vozes vão se aproximando do final do Cantochão, as vozes também se aproximam até finalizarem a Melodia Juntas na Tônica da Escala novamente
Mas era necessário evitar o Trítono, que é o intervalo de Quarta Aumentada ou seu enarmônico Quinta Diminuta. Por exemplo o intervalo entre as notas Fá e Si, considerado Dissonante pela Teoria musical da época..


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