quarta-feira, 11 de maio de 2016

ORGANUM - VOZES - ACORDES



A música oficial da Igreja na alta Idade Média, o canto gregoriano ou cantochão tinha como característica a monodía, isto é, todas as vozes de um coro cantam a mesma linha melódica.

A vox organalis, no inicio da Idade Média geralmente ficava abaixo da vox principalis e o conceito de Consonância baseou-se em 4ªs e 5ªs paralelas.

Para embelezar a harmonia desenvolvida na Idade Média (Canto Gregoriano) uma outra voz era adicionada (segunda linha)que era que era cantada uma Quarta abaixo da melodia principal (seculo IX).



Emtre as duas linhas Paralelas do Organum na Quinta, foram inseridas Terças, formando Tríades Completas, embora seu responsável e nem quando apareceu foi dito.
Um manuscrito inglês chamado "Winchester Troper" (1080), demonstra o movimento similar e Contrário e inclui a Terça. 

Afirma-se com frequencia que CLAUDIO MONTEVERDI (1567 a 1643), foi o primeiro a empregar a 7ª nota de um acorde sem preparação, mas parece ter sido antecipado pelo inglês William Bird em sua missa em 4 partes.





Organização - Vozes 
Primeiras Inversões - Origens Incertas
Para evitar uma simples série de Tríades Paralelas em uma posição básica o Cantochão que era cantado no baixo, foi entregue à uma voz mais Aguda que automaticamente cantou a mesma nota 1/8 acima, dando origem à Primeira Inversão. (FAUX-BOURDON- Fabordão). 
A melodia na base fundamental, tornou-se falsa, pois estava na parte Aguda.
Existem exemplos de primeiras inversões que datam de cerca do ano de 1300, antes da promulgação da famosa BULA.















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